Serviço Diocesano da Catequese

domingo, 5 de janeiro de 2025

53.º Encontro Interdiocesano de Catequistas

«O catequista, testemunha da fé da Igreja» é o tema do 53.º Encontro Interdiocesano de Catequistas que irá decorrer nos dias 1 e 2 de março de 2025, reunindo no Centro Catequético de Fátima catequistas das dioceses da zona centro: Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre – Castelo Branco, Santarém e Setúbal.

Como recorda o Papa Francisco na Bula de proclamação do Jubileu do ano 2025, Spes nos confundit, no n.º 7, em 2025 completam-se os 1700 anos da celebração do primeiro grande concílio ecuménico, o de Niceia. Está é «uma importante oportunidade para tornar concreto este modo sinodal, que hoje a comunidade cristã sente como expressão cada vez mais necessária para melhor corresponder à urgência da evangelização». Mas este Concílio teve sobretudo «a missão de preservar a unidade, então seriamente ameaçada pela negação da plena divindade de Jesus Cristo e da sua igualdade com o Pai», que se expressa no Símbolo da fé, o Credo, «que ainda hoje professamos no Celebração Eucarística dominical». Por isso, «o aniversário da sua realização convida os cristãos a unirem-se no louvor e agradecimento à Santíssima Trindade e, em particular, a Jesus Cristo, o Filho de Deus, “consubstancial ao Pai”, que nos revelou este mistério de amor».

É neste contexto que se insere o tema deste Encontro Interdiocesano de Catequistas, onde serão trabalhados os temas «A fé da Igreja», «Anunciar a fé na catequese» e «A fé que nos gloriamos de professar». As inscrições decorrem até ao dia 21 de fevereiro neste FORMULÁRIO.

PROGRAMA DISPONÍVEL AQUI.

Sem comentários: