Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Campanha para a Quaresma de 2022



A Quaresma de 2022, na diocese de Leiria-Fátima, será marcada pela entrada do novo Bispo, D. José Ornelas Carvalho, que toma posse a 13 de março. Sucede a D. António Marto que, ao longo destes quase 16 anos, não esquecia nunca os mais pequenos, a quem tratava com carinho e amizade como os seus “amiguitos e amiguitas”.

A Campanha proposta para esta Quaresma procura ajudar as crianças e adolescentes da Catequese a compreender a importância do ministério episcopal. Com a ajuda das famílias, pequenos trabalhos de pesquisa, a partir de sinais e imagens que envolvam também toda a comunidade nesta caminhada.

No primeiro domingo, quando o Sr. D. António se despede da Diocese, escrever uma carta ao Bispo. Na entrada do D. José, no segundo domingo, rezar por ele e perceber a importância da Sé na nossa Diocese. Depois, no terceiro domingo da Quaresma, procurar conhecê-lo um pouco melhor. De seguida, procurar o sentido de algumas insígnias episcopais: o anel, o báculo e a mitra. No quinto domingo, quando a Diocese vive a sua Peregrinação a Fátima, a nossa identidade como diocese de Leiria-Fátima. Nos Ramos, olhamos para a cruz peitoral que o D. José usa. Por fim, na Páscoa, celebramos a presença de Jesus ressuscitado na Eucaristia que nos congrega como Igreja.

“Povo de Deus, Igreja Santa, Bendiz o teu Senhor”, são as palavras que iniciam o Hino sinodal da nossa Diocese, escolhidas para dar o tema à caminhada quaresmal para este ano de 2022, que participa da caminhada sinodal “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão”.

Os materiais da Campanha podem ser descarregados aqui:
- Caderno para os catequistas e para as celebrações (Word) (PDF)
- Folha para os catequizandos (Word) (PDF)
- Imagens
- Todos os materiais da Campanha AQUI

Sem comentários: