O percurso de formação inicial "Ser Catequista" vai realizar-se este ano em algumas das vigararias da diocese de Leiria-Fátima. Além da Escola Diocesana Razões da Esperança, no Seminário de Leiria, onde segue o ritmo quinzenal, às terças-feiras, às 21h, com início a 12 de outubro, está já programado o mesmo percurso na vigararia da Marinha Grande, da Batalha, de Leiria e de Fátima.
- Na vigararia da Marinha Grande será semanalmente às segundas-feiras, com início a 11 de outubro, às 21h, no Centro Pastoral de Picassinos.
- O percurso na vigararia da Batalha terá lugar no Centro Pastoral de Aljubarrota, duas vezes por semana, às quartas e sextas-feiras, também às 21h, com início a 15 de outubro.
- A igreja da Quinta do Alçada, Marrazes, irá receber a formação a partir de 5 de janeiro de 2022, para a vigararia de Leiria, também no ritmo de duas vezes por semana, às quartas e sextas-feiras, às 21h.
- No Centro catequético, em Fátima, a formação terá lugar duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, às 21h, a partir de 17 de janeiro.
Percurso de formação "Ser Catequista"
"Ser Catequista” é um itinerário de formação para a nobre e bela missão de suscitar, alimentar e acompanhar a fé dos catequizandos. Uma caminhada em 13 momentos, com o nome de Catequeses, que pretendem ser verdadeiros encontros com Jesus Cristo Ressuscitado, durante os quais se procura fortalecer a fé, acolher a identidade de discípulo missionário, e amadurecer o chamamento dos catequistas para o desafio evangelizador que assume na comunidade cristã. Na linha do novo Diretório para a Catequese, sem deixar de abordar alguns conteúdos essenciais da fé, e temas de pedagogia, para melhor saber e saber fazer catequese, esta formação centra-se naquela que é a dimensão mais profunda do catequista, o seu ser, ajudando-o a «amadurecer como pessoa, como crente e como apóstolo» (DpC 136).
Sem comentários:
Enviar um comentário