Serviço Diocesano da Catequese

sábado, 16 de janeiro de 2021

Catequese no novo confinamento


A partir desta sexta-feira, dia 14, entramos num novo período de confinamento, que se prolonga até ao dia 30 de janeiro. No Comunicado do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa para este tempo, refere-se especificamente a questão da Catequese, no º 3:

"A catequese continuará em regime presencial onde for possível observar as exigências sanitárias; de contrário, pode ser por via digital ou cancelada."
Assim, não há obrigatoriedade de cancelar os encontros presenciais de catequese, que podem/devem manter-se sempre que os espaços e demais condições assim o permitirem.

No caso de não ser possível realizar os encontros presenciais, sejam feitos por via digital, apostando sempre num acompanhamento próximo das crianças ou adolescentes e suas famílias.

Recorda-se que os catecismos da infância têm sempre uma proposta, em cada catequese, chamada "Em Família" que, para além de uma síntese da catequese, procura envolver os pais na caminhada dos filhos. As paróquias/grupos que não estão a fazer catequese familiar ou as catequeses online podem encontrar nessa proposta "Em Família" uma forma de dinamizar os grupos durante este tempo de confinamento.

Em último caso, não havendo possibilidade de ser realizada presencialmente, nem por via digital, poderá ser cancelada. Neste caso, continuando com o princípio essencial de acompanhamento, será bom que se possam enviar propostas para os catequizandos/famílias realizarem em casa, tendo em conta a caminhada catequética que o grupo está a viver, podendo privilegiar a escuta da Palavra, a oração pessoal e familiar.

O Comunicado pode ser lido AQUI.

Sem comentários: