Serviço Diocesano da Catequese

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

IV Dia Mundial dos Pobres

“Estende a tua mão ao pobre” (Sir 7, 32) é o tema escolhido pelo Papa para 4º Dia Mundial dos Pobres, que ocorre a 15 de novembro de 2020. Na mensagem para este Dia, o Papa Francisco começa por afirmar que “a pobreza assume sempre rostos diferentes, que exigem atenção a cada condição particular: em cada uma destas, podemos encontrar o Senhor Jesus, que revelou estar presente nos seus irmãos mais frágeis (cf. Mt 25, 40)”. Estender a mão é um gesto que faz descobrir que “dentro de nós existe a capacidade de realizar gestos que dão sentido à vida”, mas também uma responsabilidade para ir ao encontro dos mais vulneráveis.

Este gesto é também uma missão que recebemos na despedida no final de cada Missa: ir e levar “a alegria de testemunhar a fé, o amor ao próximo, o acolhimento, as relações de comunhão, a fraternidade, a solidariedade, a partilha, o diálogo, a reconciliação, a paz, o cuidado da criação, o serviço e apoio aos mais pobres, frágeis e marginalizados” (D. António Marto).

Neste contexto, o SDC disponibiliza uma proposta para fomentar a vivência deste Dia Mundial dos Pobres por parte das crianças e adolescentes da catequese e das suas famílias, procurando promover a interação entre a catequese e os serviços caritativos das paróquias ou de outras instituições, e começando também a preparar para a vivência da Campanha de Advento.

Materiais:
- Mensagem do Papa Francisco para o IV Dia Mundial dos Pobres
- Proposta do SDC para o IV Dia Mundial dos Pobres (Word)
- Proposta do SDC para o IV Dia Mundial dos Pobres (PDF)

Sem comentários: