Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Campanha de Advento e Natal 2020


Como testemunho do seu amor aos discípulos e à humanidade, na hora da despedida, Jesus não nos deixou uma lembrança, uma recordação simbólica, uma imagem, um dom memorável, um objeto querido de estimação, à maneira humana. Ele deixa-se a si mesmo com todo o amor entregue por nós.
(D. António Marto, A Eucaristia, encontro e comunhão com Cristo e os irmãos, 7.3.)

"Jesus faz-se Presente", é o tema da Campanha para o Advento e Natal para este ano de 2020, proposta pelo Serviço Diocesano de Catequese, que procura levar ao acolhimento de Jesus Cristo que se fez homem, nascendo da Virgem Maria – mistério da incarnação que o Natal celebra – e que permanece connosco na sua “presença real de pessoa viva nos sinais humildes do pão e do vinho”, que celebramos na Eucaristia. Na Missa, Jesus faz-se verdadeira e realmente presente, e a sua presença é o melhor presente que podemos sempre receber!

Apesar de todos os constrangimentos ao encontro e à celebração em conjunto, além da proposta para casa, recebendo e partilhando uma breve mensagem, enquanto se acendem progressivamente as velas da Coroa de Advento e se faz o Presépio, tem também uma proposta para as celebrações comunitárias da Eucaristia.

Em cada semana, as crianças e adolescentes recebem uma mensagem que liga a caminhada litúrgica do Advento e Natal ao mistério da Eucaristia. As mensagens podem ser enviadas pelos meios digitais, ou entregues em papel. Nas celebrações comunitárias, as velas da Coroa de Advento são acesas em diferentes momentos da Eucaristia, chamando a atenção para essa parte da Missa, seguindo o número 7 da Carta Pastoral para este biénio dedicado à Eucaristia.

Todos os materiais preparados são disponibilizados em formato editável para poderem ser facilmente adaptados pelas paróquias ou grupos, e podem ser descarregados AQUI.

Sem comentários: