Serviço Diocesano da Catequese

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Semana Nacional da Educação Cristã



A Semana Nacional de Educação Cristã decorre de 18 a 25 de outubro, tendo como tema "Fortalecer e apoiar a Família, Igreja Doméstica", sendo também este o título de uma breve Nota Pastoral da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé para esta Semana.

Partindo de um olhar sobre a situação atual de pandemia, a nota salienta que esta realidade nos desafiou "a descobrir e a ter tempo para o essencial", referindo, depois, que a família é um bem essencial: "foi um tempo que veio, mais uma vez, evidenciar a importância fundamental da família na transmissão da vida e dos valores humanos e cristãos". O ponto 3, A família cristã no "novo normal", recorda a necessidade de "fortalecer a família como lugar eclesial da presença de Deus onde se vive, celebra e transmite a fé". Por fim salientam-se alguns caminhos a percorrer para fortalecer a família como Igreja Doméstica: escutar as famílias, a sinodalidade, o discernimento, a dimensão espiritual ou mística, e os subsídios digitais de qualidade.

Nesta Semana Nacional da Educação Cristã vão realizar-se também as Jornadas Nacionais de Catequistas que decorrerão online nos dias 23 a 25 de outubro, com o tema "Catequese e Família".

Sem comentários: