Serviço Diocesano da Catequese

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Catequese e Família: apresentação de projetos de catequese

11 de setembro | 21h | Seminário


Apresentação dos projetos da
CATEQUESE FAMILIAR
e da ESCOLA PAROQUIAL DE PAIS


No dia 11 de setembro, sexta-feira, no Centro Pastoral Diocesano (Seminário de Leiria), às 21h, haverá um encontro de formação para a apresentação dos projetos da Catequese Familiar e da Escola Paroquial de Pais.

Convidam-se, para este serão, os párocos, catequistas, pais e outros agentes de pastoral para que possam conhecer melhor esta proposta que procura envolver as famílias na dinâmica das catequeses das crianças.

No atual contexto de pandemia, estes projetos poderão ajudar as paróquias a estruturar uma alternativa à catequese apenas presencial dos catequizandos, envolvendo mais as famílias no processo da vivência e transmissão da fé aos mais novos.

Para participar, é obrigatória a inscrição, que deve ser feita até ao dia 9 de setembro NESTE FORMULÁRIO.


Catequese Familiar
A Catequese Familiar vem reformular a iniciação cristã das crianças, saindo do esquema escolar, envolvendo os pais e valorizando o domingo. É um itinerário estruturado por etapas (meses: de Outubro a Julho) e cada etapa articulada em quatro semanas: 1ª Semana – Em Casa (Diálogo em família); 2ª Semana – Na paróquia (Encontro de pais); 3ª Semana – Em Casa (Diálogo em família); 4ª Semana – O Domingo em família (Encontro de Pais / Catequese das crianças).

Escola Paroquial de Pais
A Escola Paroquial de Pais é um projeto, acessível e prático, inspirado num modelo de catequese de adultos, especialmente direcionado para os pais que pedem a educação cristã dos seus filhos. Nasce da necessidade sentida, por catequistas e famílias, de aproximação e colaboração mútua, favorecendo as competências educativas dos pais e outros familiares. Para cada ano da infância, estão preparados 6 encontros de formação para os pais (publicados pelo SNEC em dois volumes), a realizar ao longo do ano pelo catequista que acompanha o grupo ou outro animador paroquial.

Sem comentários: