Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 9 de março de 2020

Eleitos para o Batismo


O Rito da Inscrição do Nome no Livro dos Catecúmenos na diocese de Leiria-Fátima, que marca o início da preparação mais intensa para o Batismo dos Adultos, aconteceu no domingo 8 de março, em Leiria.

Os 8 adultos inscritos, provenientes das paróquias da Bajouca, Carnide, Marinha Grande, Milagres e Pousos, tiveram um primeiro momento de catequese e encontro com o Sr. D. António Marto, no qual se apresentaram e foram acolhidos com o gesto da signação da fronte.

Na celebração que se seguiu, presidida pelo Bispo diocesano, na Sé de Leiria, após a homilia na qual foram exortados, com toda a assembleia, a acolher e expressar a beleza de Deus que resplandece da transfiguração de Jesus, realizaram vários ritos deste percurso catecumenal: a Inscrição do Nome, pelo qual se tornam Eleitos para o Batismo, a Unção com o Óleo dos Catecúmenos, e a entrega do Credo, que foi depois proclamado na celebração.

No início do tempo da Quaresma, esta celebração marca a caminhada dos adultos que se preparam para celebrar os Sacramentos da Iniciação Cristã , que vai ser ainda assinalada, nas paróquias onde continuam a sua preparação, com os escrutínios quaresmais e outros ritos próprios deste tempo.



Sem comentários: