Serviço Diocesano da Catequese

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

"Ser Catequista": iniciação de catequistas

O percurso "Ser Catequista" é a proposta formativa para a iniciação de catequistas, que substitui o Curso de Iniciação de Catequistas. Ainda em fase experimental a nível nacional, esta proposta apresenta-se como um percurso de fé, em que cada tempo de formação possa ser vivido como um encontro com a Palavra de Deus, em vista da missão que os catequistas são chamados a assumir no acompanhamento dos grupos de crianças a adolescentes.

Pretende ajudar a construir o perfil apontado na mais recente Carta Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa: “mais do que um mestre que transmite saberes, [o catequista] deve considerar-se um guia espiritual que acompanha no caminho do Senhor. O que só é possível se ele próprio tiver experiência pessoal do encontro com Ele e conhecer o caminho a percorrer – o encontro do qual nasce também a sua vocação: é do “conhecimento amoroso de Cristo que brota o desejo de O anunciar, de «evangelizar» e levar os outros ao «sim» da fé em Jesus Cristo” (Catequese: A alegria do encontro com Cristo, 31).

Terá lugar na Escola Diocesana Razões da Esperança, quinzenalmente, das 21h às 23h, no Seminário de Leiria. O primeiro encontro será no dia 8 de outubro.

Sem comentários: