Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Jornadas Nacionais de Catequistas 2019

“Uma Catequese Inovadora” é o tema das Jornadas Nacionais de Catequistas 2019, que decorrerão em Fátima, no Centro Paulo VI, de 25 a 27 de outubro.

O programa terá início na sexta-feira, dia 25 de outubro, com uma homenagem a Mons. Amílcar do Amaral, no centenário do seu nascimento, personalidade marcante da história da catequese em Portugal. “O contexto eclesial no tempo editorial de Mons. Amílcar do Amaral (1950-1975)”, “A ilustração como instrumento catequético essencial”, “A intuição catequética da obra de Mons. Amílcar do Amaral e o desenvolvimento da catequese em Portugal” e “A Palavra de Deus contada às crianças”, serão os temas aprofundados nas diversas conferências desse primeiro dia que terminará com um concerto em homenagem a Mons. Amílcar do Amaral, Coro da Catedral de Aveiro.

O dia 26 de outubro, sábado, será aprofundada a questão da catequese com a adolescência. “A Catequese dos Adolescentes, à luz da Carta Pastoral”, “«COM» os Adolescentes, uma metodologia catequética projetual, participada e comprometida” e “Os Adolescentes, a catequese e a Jornada Mundial da Juventude”, serão os temas das conferências desse dia.

A terminar o espaço de reflexão, haverá, no domingo, uma conferência e debate, com o tema “Catequese Familiar, também COM os adolescentes?”, terminando com uma Mesa Redonda “Outras vozes sobre os adolescentes”.

As inscrições decorrem até ao dia 13 de outubro, e os catequistas poderão inscrever-se no programa completa ou a partir da sexta-feira à noite ou sábado de manhã. O programa completo pode ser consultado AQUI. A Ficha de Inscrição está disponível AQUI.

Sem comentários: