Serviço Diocesano da Catequese

quarta-feira, 6 de março de 2019

Encontro do Bispo com catecúmenos adultos da Diocese

No primeiro Domingo do tempo da Quaresma, dia 10 de março, o Sr. Bispo, D. António Marto, vai encontrar-se com os catecúmenos adultos da Diocese que se estão a preparar para celebrar o Batismo ao longo deste ano de 2019. São 7 adultos, e estão a fazer o seu percurso catecumenal em várias paróquias: 3 na Marinha Grande, 1 na Batalha, 1 na Bidoeira de Cima e 1 em Leiria; 1 jovem adulto está a fazer a sua caminhada com o Serviço Pastoral do Ensino Superior.

Este dia terá dois momentos distintos. Num primeiro momento, pelas 17h, terão a oportunidade de estar com o Sr. Bispo, acompanhados dos seus padrinhos, catequistas e párocos. Para além do conhecimento mútuo, o Sr. Bispo terá a oportunidade de lhes falar mais pessoalmente e de os incentivar na sua caminhada catecumenal, terminado depois com o rito da signação: traçando o sinal da cruz na fonte de cada um dos adultos que deseja ser batizados, o Sr. Bispo dirá: «Recebe a cruz na tua fronte. Cristo te fortalece com o sinal do seu amor. Aprende agora a conhecê-l’O e a segui-l’O.»

O segundo momento será vivido na Eucaristia, na Sé de Leiria, às 18h30. Perante os catequistas e padrinhos, que os acompanham durante este tempo do catecumenado, e de toda a comunidade reunida para a celebração da Eucaristia, os candidatos ao Batismo serão apresentados e interrogados sobre as suas disposições. Depois vão inscrever o seu nome no livro próprio para o efeito, e recebem a indicação de terem sido eleitos para receber os sacramentos da iniciação cristã (Batismo, Confirmação e Eucaristia). E toda a comunidade reza por eles. O Sr. Bispo irá depois ungi-los com o óleo dos catecúmenos, e entrega-lhes o Credo, enquanto lhes diz: «Caríssimos eleitos, escutai as palavras da fé, daquela fé que vos dará a justificação. São poucas essas palavras, mas encerram grandes mistérios. Recebei-as com sinceridade e guardai-as no coração».

Depois deste dia, os agora “eleitos” continuam a sua caminhada de preparação para a celebração dos sacramentos de iniciação cristã, que irão celebrar posteriormente.

Sem comentários: