Serviço Diocesano da Catequese

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

“As Pedras da Catedral” em livro e teatro

Uma das iniciativas que marca o Centenário da Restauração da Diocese de Leiria-Fátima é a edição de um conto que, a partir da história da igreja de Leiria, pretende ser instrumento de reflexão sobre a fé e a pastoral.

Disponível em livro na Gráfica de Leiria, “As Pedras da Catedral. Um conto de crescer na fé” é um texto de Pedro Valinho Gomes, ilustrado por Bruno Lapa e com ‘design’ de Otília Pedro.

O conto apresenta duas histórias paralelas e entrecruzadas que se desenrolam na Catedral de Leiria: por um lado, a história de um homem com uma longa vida que se vê fechado na Catedral e confrontado com o peso das escolhas feitas, da luta interna na fé e do tanto que há para viver; por outro lado, a história das pedras da Catedral, que se debatem sobre a sua própria identidade, sobre o que são chamadas a ser hoje e sobre a forma de propor a Igreja ao mundo que passa.

A metáfora das duas histórias paralelas pretende oferecer aos leitores uma ocasião de reflexão, seja individualmente, seja nas comunidades ou movimentos. É um “conto de crescer na fé”, como propõe o subtítulo, e dirige-se particularmente aos jovens e adultos em caminhada de fé, ainda que, com uma leitura acompanhada, possa também ser útil para as crianças num contexto catequético.

Este mesmo conto será apresentado em forma teatral, no serão cultural das Jornadas Teológico-Pastorais, no dia 5 de outubro, às 21h30, na Catedral de Leiria, com encenação a cargo do diácono Rui Ruivo e do Grupo de Teatro Regional do Juncal. (in Diocese de Leiria-Fátima)

Sem comentários: