Serviço Diocesano da Catequese

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Curso de Introdução à Missão de Catequista

14 de outubro, sábado, das 9h às 17h30
no Seminário de Leiria

FICHA DE INSCRIÇÃO

Esta proposta de formação destina-se a todos os que estão a iniciar a sua missão de catequistas nas comunidades, aos catequistas que ainda não fizeram o Curso de Iniciação, assim como a todos aqueles que tendo já realizado a formação inicial queiram aproveitar a oportunidade de rever as questões essenciais para a preparação e realização da Catequese. Decorrerá de uma forma intensiva, no sábado dia 14 de outubro de 2017, entre as 9h e as 17h30, no Centro Pastoral Diocesano (Seminário), em Leiria.

Durante a manhã serão abordados os temas gerais com todos os catequistas: O que é a catequese: identidade, missão e tarefas; O itinerário catequético nacional e as novas propostas catequéticas; O ato catequético: dinâmica da opção antropológica. Durante a tarde, os catequistas serão divididos em grupos por etapas da catequese e serão abordadas as questões mais práticas de cada etapa: Os catecismos da etapa (destinatários, objetivos, conteúdos essenciais, principais momentos celebrativos); Como preparar uma catequese: o uso dos materiais catequéticos (guias, catecismos, materiais de apoio); Trabalho prático de preparação de uma catequese em pequenos grupos.

Os catequistas deverão preencher e enviar a Ficha de Inscrição até ao dia 10 de outubro e, no dia, fazer-se acompanhar do guia e catecismo com que irão trabalhar ao longo do ano.

Os participantes podem almoçar no Centro Pastoral Diocesano. A participação é gratuita, exceto para quem marcar almoço (8,00€ por pessoa).

Programa previsto:
1ª Parte: Encontro geral para todos os catequistas
09h00: Acolhimento e oração
09h30: O que é a Catequese?
10h00: O itinerário catequético nacional e as novas propostas
11h00: Intervalo
11h30: O ato catequético – dinâmica da opção antropológica
13h00: Intervalo para almoço

2ª Parte: Encontro dos catequistas por etapas
(3 etapas: 1º ao 3º ano; 4º ao 6º ano; adolescência)
14h30: Os catecismos da etapa
15h00: Como preparar uma catequese
15h30: Preparação de uma catequese: trabalho prático
17h30: Conclusão

Sem comentários: