D. António Marto com o grupo de catecúmenos de 2017 |
Inscrição do nome |
A partir desta celebração, a caminhada catecumenal entra numa nova etapa. Depois da fase catecumenal que procurou ajudar no caminho de conversão e adesão a Cristo, são agora "eleitos", considerados aptos para a preparação próxima (que ocorre habitualmente durante o tempo quaresmal) para que possam celebrar os Sacramentos da Iniciação Cristã (o que acontece habitualmente na Vigília Pascal). Depois do Batismo, o tempo da mistagogia (que corresponde habitualmente ao Tempo Pascal), ajuda os então neófitos a aprofundar e saborear os mistérios que celebraram e integrarem-se plenamente na comunidade cristã.
Unção com o óleo dos catecúmenos |
Deste rito da eleição salienta-se a unção com o óleo dos catecúmenos e a inscrição do nome no livro dos catecúmenos. Na celebração, o Sr. Bispo entregou-lhe também o texto do Credo para que possam acolher e professar a Fé.
A partir do texto das tentações, o Sr. D. António procurou ajudar, não apenas os catecúmenos, mas toda a comunidade ali reunida a perceber a diversidade de tentações que nos cerca, a ver a tentação como algo que os pode ajudar a crescer espiritualmente quando acolhemos os dons do Espírito Santo e, como Jesus, na resposta à Palavra de Deus, encontramos a fortaleza para escolher o caminho da paz e do amor. É nesse caminho que Maria, nossa Mãe nos ajuda a viver, salientou o Sr. Bispo a terminar a homilia.
Sem comentários:
Enviar um comentário