Serviço Diocesano da Catequese

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Catequistas da Vigararia de Leiria refletem sobre a catequese da Mensagem de Fátima

Na vivência do centenário das Aparições de Fátima, os catequistas da Vigararia de Leiria reuniram-se para um encontro de reflexão e oração no passado dia 17 de fevereiro.

A conduzir os trabalhos esteve o P. Filipe Lopes, pároco da Caranguejeira, na qualidade de Assistente diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima.

Na reflexão que fomos fazendo, tomámos consciência de que Deus continua a escolher hoje os mais simples para Se fazer presente na história dos homens. Aconteceu assim na história da humanidade, em que Deus, tantas vezes, escolheu aqueles que não mereciam grande crédito social para ajudar os outros a tomar consciência de que Deus nunca abandona os que n’Ele confiam.

Aconteceu assim em Jesus Cristo: um Deus que Se dá a conhecer na simplicidade de uma criança. Deus foi falando pelos profetas e, chegada a plenitude dos tempos falou-nos por Seu Filho que veio revelar, na plenitude, a verdadeira identidade de Deus e o projecto que Ele tem para cada um de nós e para a humanidade.

Esta revelação não se esgota no tempo, mas vai-se tornando presente na história de cada um e na história da humanidade, sempre que nos abrimos à ação do Espírito Santo.

Nas situações históricas mais adversas em que tudo parece caminhar para o abismo, Deus manifesta-Se e lança o Seu grito de alerta. Os homens querem fazer Deus desaparecer e Ele, teimosamente, quer continuar a fazer parte da história dos homens.
Fátima é mais um grito de alerta de Deus. Conversão… conversão… conversão. Maria, como Mãe solícita, preocupada, a exemplo de qualquer mãe, com os seus filhos lança-nos o grito de alerta: não ponham Deus fora das vossa vida. Sem Deus o mundo caminha para a autodestruição.

Em atitude de diálogo abordámos ainda a temática de como inserir Fátima nas nossas catequeses, o que fazer, como fazer.

Vemos a necessidade de uma catequese que não seja apenas “escolar”, com simples transmissão de conhecimentos que qualquer encontra na internet, mas como caminho de descoberta e compromisso do projecto de Deus para cada um de nós; uma catequese que desça ao coração para provocar atitudes novas de acordo com Jesus Cristo.

Sentimo-nos desafiados a sair da sala de catequese, a, aproveitando as datas mais importantes do itinerário catequético, irmos, em conjunto com os pais, a Fátima e ali fazer uma catequese viva e vivida seja na casa dos pastorinhos, na Loca do Anjo, no Calvário Húngaro, na Casa das Candeias, na Capelinha, em tantos outros locais. Também a este respeito, uma das propostas concretas é a oração do terço e mesmo da adoração eucarística, para a qual os catequistas foram, neste encontro, sensibilizados a iniciar progressivamente as crianças, olhando para o exemplo dos pastorinhos.

Terminámos o encontro à volta da mesa, em ameno convívio. No fim, alimentado o espírito e o corpo, como dizia um dos participantes, regressámos a casa com muitos desafios e inquietações.

Um participante

Sem comentários: