Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Natal com as cores da Misericórdia

Mensagem de Natal de D. António Marto 

“Onde está a ‘graça’ própria do Natal cristão?”. Esta é a pergunta que abre a mensagem de D. António Marto para o Natal deste ano, sob o título “Natal com as cores da Misericórdia”.

O Bispo de Leiria-Fátima começa por referir a “onda de festa, de movimentação, de alegria, de solidariedade” que é própria desta quadra, mas em que “parece que tudo se passa à superfície”, para centrar o Natal deste ano “na encruzilhada entre dois jubileus: no final do Ano Jubilar da Misericórdia e na abertura do Ano Jubilar Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima”.

Neste contexto, a sua mensagem aponta a “Beleza da Graça do Natal” simbolizada no presépio, onde Jesus “vem ao nosso encontro para comunicar ao mundo o amor entranhado de Deus que é ternura e misericórdia”. Assim, os votos natalícios do Bispo “estendem-se e abraçam a todos, crentes ou não, e a todas as famílias, particularmente aos que vivem a provação da pobreza, da solidão, do abandono, da doença, do luto, da separação, do desemprego, da prisão...”.

Apelando a que cada um concretize “as cores da misericórdia” neste Natal, D. António aponta como exemplo a campanha “10 milhões de estrelas” pela paz, da Cáritas, cujos fundos reverterão para as famílias carenciadas da Diocese e para a Cáritas da Grécia, a braços com a ajuda às “famílias vulneráveis de refugiados”.

Sem comentários: