Serviço Diocesano da Catequese

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Semana da Educação Cristã

“Educar – propor o caminho para uma vida plena” é o tema da Nota Pastoral da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé para a Semana Nacional da Educação Cristã que decorre de 21 a 30 de outubro de 2016.

Partindo da afirmação de que “a educação integral é essencial para promover o desenvolvimento harmonioso das pessoas e para alicerçar a justiça, a paz e o bem-estar das sociedades”, e reconhecendo que “educar é uma tarefa gratificante sem deixar de ser complexa e árdua” esta Nota da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, pretende dar um contributo aos educadores, “apresentando alguns critérios em ordem a educar para o desenvolvimento pessoal integral e para a participação livre e responsável na construção de uma sociedade justa e fraterna”.

São quatro os critérios apresentados: Educar é pôr a caminho; Educar é propor referências; Educar é promover a fraternidade e a comunidade; Educar é formar agentes de mudança e de transformação social.

Integrada na Semana Nacional da Educação Cristã, as Jornadas Nacionais de Catequistas decorrerão em Fátima de 28 a 30 de outubro.

Sem comentários: