Serviço Diocesano da Catequese

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Peregrinar à Porta Santa

No dia do Encontro Diocesano de Catequistas, ao marcar o início de um novo ano pastoral, os catequistas são convidados a caminhar rumo à misericórdia de Deus revelada em Jesus Cristo, e a passar a Porta Santa, como gesto simbólico de aceitação da graça da conversão que Deus oferece de modo especial neste Ano da Misericórdia. A concentração para este momento será no Largo Cónego Maia (lateral à Sé), a partir das 17h30.

O Encontro termina com a celebração da Eucaristia às 18h30, na Sé. O guião dos cânticos para a celebração está disponível AQUI: os catequistas que possam colaborar na animação da celebração são convidados para o ensaio dos cânticos na sexta-feira, dia 16, às 21h, na igreja de Santo Agostinho, em Leiria.

O Papa Francisco, na bula de proclamação deste Ano da Misericórdia, recorda o sentido da peregrinação e passagem da Porta Santa:

 “A peregrinação é um sinal peculiar no Ano Santo, enquanto ícone do caminho que cada pessoa realiza na sua existência. (…) Para chegar à Porta Santa (…) cada pessoa deverá fazer, segundo as próprias forças, uma peregrinação. Esta será sinal de que a própria misericórdia é uma meta a alcançar que exige empenho e sacrifício. Por isso, a peregrinação há-de servir de estímulo à conversão: ao atravessar a Porta Santa, deixar-nos-emos abraçar pela misericórdia de Deus e comprometer-nos-emos a ser misericordiosos com os outros como o Pai o é connosco.”

Sem comentários: