Serviço Diocesano da Catequese

sábado, 19 de setembro de 2015

Encontro Diocesano reflete sobre «Catequese e Comunidade»

No passado domingo, dia 20 de setembro, decorreu o Encontro Diocesano de Catequistas, com o qual se marcou o início das atividades neste ano pastoral de 2015+16. Estiveram presentes cerca de 120 catequistas na Aula Magna do Seminário - Centro Pastoral Diocesano.

Na primeira parte do Encontro, o padre José Henrique Pedrosa orientou a reflexão sobre "Catequese e Comunidade". Depois de aprofundar os critérios que fazem de um grupo uma comunidade cristã, sublinhou a importância de viver, no grupo de catequese, uma verdadeira experiência comunitária: o grupo é uma primeira e fundamental experiência de ser Igreja. De seguida, apresentou-se a opção comunitária da pastoral catequética, reforçando-se a forma como Diretório Geral da Catequese apresenta a comunidade, como condição, lugar, sujeito, objeto e meta da catequese. O grupo da catequese, e também o grupo dos catequistas, inserido na comunidade mais alargada (numa "comunidade de comunidades") é um caminho de participação e de responsabilização, vivido dentro de uma experiência global cristã, no qual cada catequista tem uma missão essencial no estabelecer das relações que marcam a vida comunitária. Concluiu-se com a afirmação de que uma verdadeira catequese lança para a comunidade e será sempre fonte de vitalidade e de renovação da própria Igreja.

Na segunda parte do Encontro, após a apresentação dos materiais catequéticos disponíveis para a realização do atual itinerário catequético da infância e adolescência, foram brevemente apresentados dois projetos que estão já a ser vividos em algumas paróquias da Diocese e que terão, este ano, um espaço de formação integrado na Escola Diocesana Razões da Esperança. Da paróquia de Santa Eufémia estiveram presentes os catequistas e algumas famílias envolvidas na Catequese Familiar que partilharam a sua experiência; da paróquia da Azoia, uma catequista apresentou o caminho feito com o grupo de pais com o projeto da Escola Paroquial de Pais.

Já com a presença do Sr. D. António Marto, foram entregues os diplomas aos catequistas que concluíram o Curso de Iniciação e o Curso Geral na Escola Diocesana Razões da Esperança no ano de 2015. o Encontro terminou com um momento de oração mariana, presidido pelo Sr. Bispo, no qual D. António ajudou a contemplar Maria na sua missão singular na história da salvação e como inspiração para os catequistas no seu papel evangelizador dentro da comunidade cristã.

Catequese e Comunidade:


Sem comentários: