Serviço Diocesano da Catequese

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Campanha para a Quaresma de 2015

«Viagem em família, a caminho da Páscoa», é o desafio da Campanha para a Quaresma e Páscoa de 2015, preparada pelo SDC. Uma proposta às famílias com crianças e adolescentes na catequese para ajudar a viver este tempo como um verdadeiro “tempo oportuno” para uma viagem de comunhão e de amor.

A base para esta proposta é a própria caminhada litúrgica, centrando a atenção nos textos do Evangelho de cada domingo, e acompanhando a Carta Pastoral de D. António Marto «A beleza e a alegria de viver em família», com alguns excertos do capítulo 8: «Vida conjugal e familiar, caminho de santidade», a que se junta sempre uma das afirmações do decálogo do amor conjugal e familiar aí apresentado.

Tendo como objetivos viver o tempo da Quaresma como um “tempo oportuno” para viver a alegria e a beleza da família como «caminho de santidade»; promover o diálogo, a reflexão e a oração em família; e motivar para a participação das famílias na comunidade, a Campanha está pensada como uma viagem que, em cada semana, transporta para novos lugares e novas vivências, ajudados pelo mapa-calendário da Quaresma, e pelos "cartões de embarque" que lançam novos desafios, e ainda com o complemento de levar para a comunidade o resultado da viagem familiar.

Como sinal visível, propõe-se a construção de um(a) cruz(eiro), recordando como os nossos viajantes de outros tempos marcavam os lugares por onde passavam, mas também o caminho da cruz que nos leva à ressurreição de Jesus. Será nessa cruz que se vão deixando as marcas das viagens das famílias dos catequizandos.

Todos os materiais estão disponíveis para que as propostas possam ser implementadas, mas também adaptadas às realidades de cada grupo ou comunidade:
- Pasta com todos os materiais
- Caderno da Campanha em PDF
- Caderno da Campanha em Word (editável)
- Mapa-calendário da Quaresma em PDF
- Mapa-calendário da Quaresma em Indd (editável)
- Pasta com todas as imagens utilizadas



Sem comentários: