Serviço Diocesano da Catequese

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Curso Geral – Catequética

Na escola diocesana «Razões da Esperança», às terças-feiras, a um ritmo quinzenal, das 21h às 23h. Início a 30 de setembro de 2014.


O Curso Geral de Catequistas é a formação base dirigida a todos os catequistas que já completaram o Curso de Iniciação. É composto por quatro cadeiras: Catequética, Pedagogia, Psicologia e Doutrina.

Primeira hora (21h-21h50)
A cadeira de Doutrina é feita ao longo dos três anos do curso (6 semestres), completando as 6 cadeiras do curso base das «Razões da Esperança» da primeira hora: 1. Ler o Antigo Testamento Hoje; 2. Perspetivas do Novo Testamento; 3. Deus e o Homem; 4. Cristo: Deus e homem; 5. Igreja e Missão; 6. As Celebrações da Fé.

No primeiro semestre de 2014-2015 será lecionada a cadeira Igreja e Missão, pelo padre Adelino Guarda.
Para os catequistas que já fizeram esta cadeira estará disponível uma formação complementar, Educação: a arte de ajudar a crescer, que será lecionada pelo padre Fernando Pascoal, da diocese de Coimbra.

Segunda hora (22h-23h)
Na segunda hora há, em cada ano, uma das restantes cadeiras do Curso Geral. Este ano de 2014-15 será lecionada a cadeira de Catequética, orientada pelo padre José Henrique Pedrosa. A Catequética é o estudo das condições e pressupostos de base da ação catequética, da identidade e dimensões da catequese.

Sem comentários: