Serviço Diocesano da Catequese

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Bíblia e Família

De 24 a 28 de Agosto de 2014, em Fátima, irá decorrer a Semana Bíblica Nacional, uma iniciativa do Centro Bíblico dos Capuchinhos, já na sua 37ª edição. Este ano, terá como tema «A Bíblia, Evangelho da Família – Ser Família Cristã Hoje na Igreja e no Mundo», tema que vem ao encontro também da proposta da nossa diocese de Leiria-Fátima para o próximo ano pastoral.

Os trabalhos iniciam no Domingo, dia 24, com o tema «Família hoje: luzes e sombras», pelo fr. Manuel Arantes. Na segunda-feira, o fr. Armindo Vaz, apresenta o tema «Adão e Eva – a Família das origens: projecto da Família segundo o Génesis». Após uma comunicação com o tema «Família modelo, hoje», pelo Casal Graça e Bernardo Mira Delgado, será ainda aprofundado o tema «Abraão e Sara: As Estruturas da Família (instituições familiares) no AT», pelo fr. Herculano Alves. 

No dia 26, D. António Couto desenvolve o tema «Deus e Israel: As metáforas da família nos profetas», seguindo-se a comunicação «Casamento místico», pelo fr. Jeremias Vechina. O Doutor José Carlos Carvalho encerra o dia de reflexão com o tema «Cristo e a Igreja: A novidade de Jesus sobre a família». 

Na quarta-feira, o Pe, Carlos Carneiro começará por aprofundar o tema «Esposo e esposa – Matrimónio: do contrato ao Sacramento», e fará também uma comunicação sobre «Separação, divórcio, uniões de facto, recasamento». «Família cristã: que futuro?», será o tema aprofundado pelo Doutor João Duque. 

Os trabalhos terminam na manhã do dia 28 com a conferência «Os desafios da pastoral familiar», por D. Manuel Felício, e a Eucaristia de encerramento. 

Para mais informações e inscrições, contactar o Centro Bíblico dos Capuchinhos, Av. Beato Nuno, 405, FÁTIMA (Telefones: 249 530 210; 249 539 215; 926 261 463; E-mails: fatima@capuchinhos.org; sndb@difusorabiblica.com).

Sem comentários: