Serviço Diocesano da Catequese

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Os leigos na reconstrução da Igreja


18 de Janeiro de 2013, às 21h30, no Auditório do Centro Allamano da Consolata, em Fátima, os Missionários da Consolata, dentro do tema anual FÉ, MISSÃO E MARTÍRIO, promovem um encontro com o tema «OUTRO OLHAR SOBRE MOÇAMBIQUE – O Lugar dos leigos na reconstrução da Igreja», com testemunhos do Pe. Diamantino Antunes, missionário da Consolata, director do Centro Catequético do Guiúa, onde em 1992 foram martirizados 24 catequistas, e do Dr. Brazão Mazula, antigo Presidente da Comissão Nacional das Eleições e Reitor da Universidade Eduardo Mondlane de Maputo. O olhar sobre a Igreja em Moçambique, e o testemunho dos catequistas nesse contexto, será uma oportunidade para repensar também o papel dos catequistas no nosso contexto eclesial.


Textos (AQUI):
Mártires do Guiúa: da África para a Europa, de D. Manuel Clemente (Prefácio ao livro “Véu de morte numa noite de luar - História dos 24 catequistas do Guiúa, mártires de Moçambique”) 
Catequistas: pais de família e apóstolos, do Pe. Diamantino Antunes, Missionário da Consolata 

Catequistas Mártires do Guiúa
«Duas dezenas de famílias escolhidas em diferentes missões acabavam de chegar, quando um grupo de militares da RENAMO atacou o Centro Catequético e raptou as famílias, nessa noite de 22 de Março de 1992. Em marcha, carregando os bens saqueados pelos militares, foram conduzidas à força em direcção à base dos guerrilheiros. Porém nem sequer lá chegaram. Pelo caminho, um grupo de 23 catequistas e familiares foram brutalmente chacinados à baioneta. Alheios ao conflito que opunha FRELIMO e RENAMO, foram apanhados na sua lógica infernal, quando, o seu único desejo era fazer o bem e anunciar a todos o Evangelho de Jesus, que é a boa nova da paz, alegria e fraternidade. À sede de maldade dos seus assassinos responderam com palavras de paz, rezando e afirmando a sua fé, e finalmente aceitando a morte que já não podiam evitar. A sua morte despropositada, para quem escolhera o anúncio da palavra de Deus, fez brilhar a luz do bem na escuridão do mal. Com o sangue, acabaram por dar um forte testemunho da sua fé.» (artigo completo

Sem comentários: