Serviço Diocesano da Catequese

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Eleitos para receber o Batismo

Foi no passado domingo, dia 27 de janeiro, que o grupo dos 6 catecúmenos adultos da diocese de Leiria-Fátima, provenientes das paróquias de Leiria e Marrazes, todos eles a fazer a sua caminhada catequética na paróquia dos Marrazes, se encontraram com o Sr. Bispo para viver um momento particularmente significativo na sua caminhada.

Depois de um espaço mais familiar, em que o Sr. Bispo partilhou com os catecúmenos e padrinhos, catequistas e párocos, uma reflexão sobre a oportunidade de crescimento numa fé consciente e responsável que o Batismo dos adulto possibilita, assim como dos desafios que lança para a vida. Depois de um tempo de diálogo em que cada catecúmeno partilhou também as razões que os levaram a pedir o Baptismo, este momento terminou com o rito da signação: o Sr. Bispo traçou na fronte de cada um o sinal da cruz.

Já na celebração comunitária, na Sé, foi questionada, aos padrinhos, a seriedade das intenções dos catecúmenos e o seu esforço de escutar a Palavra, da sua vivência, a integração na comunhão fraterna e vida de oração. Após o manifestação pública da intenção de receber os sacramentos da iniciação cristã. inscreveram então o nome no Livro dos Catecúmenos. O Sr. Bispo, na homilia, salientou a força da Palavra de Deus e da sua capacidade de renovar o hoje da história de cada um, convidando os catecúmenos, e todos os presentes, a viver nessa atitude de docilidade a essa mesma Palavra. Após a unção com o óleo dos catecúmenos, receberam depois o credo da fé que professaram em conjunto com toda a assembleia.

Os até agora catecúmenos são agora designados como "Eleitos" pois entram na sua etapa final de preparação para a celebração dos sacramentos da iniciação cristã, que acontecerá na Vigília Pascal.

Sem comentários: