Serviço Diocesano da Catequese

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Formação do catecismo do 6º ano

Conforme foi noticiado pelo Serviço Diocesano de Catequese, estivemos reunidos, cerca de uma centena de catequistas, no dia 3 de Novembro, no seminário de Leiria, com a equipa que elaborou o 6º catecismo, e último da Infância. Esteve presente o José Pedro que fez a apresentação do catecismo, chamando a nossa atenção para toda a introdução do guia até à primeira catequese, pois dá indicações muito importantes de orientação para trabalhar com este ano. Também de muito interesse, toda a informação que está no princípio de cada período do ano.

A Fátima, esposa do José Pedro, falou sobre a Palavra de Jesus. Neste catecismo muito valorizada, e é bom que os catequistas ponham as crianças em contacto com a Bíblia procurando todas as citações que vem em cada catequese. Também abordou as imagens de quadros de pintores célebres que estão nos catecismos, no sentido de levar as crianças a perceberem como foi importante, ao longo da história, tantas pessoas dedicarem a sua vida à expressão artística da fé. Seria também interessante o catequista com as crianças tentarem localizar, no seu meio, os respectivos quadros.

A Helena abordou em pormenor os Encontros de Jesus. No primeiro período, realçou a importância das catequeses 5 e 6, como preparação para o anúncio da chegada do Filho de Deus. Também a catequese 7 como convite à conversão ou mudança de vida e como por vezes isso é muito difícil. No 2º bloco, temos a catequese 9 como o primeiro passo para a realização do Projecto de Salvação. A catequese 13 sobre as Bem aventuranças que é muito importante, como mensagem, e como é difícil fazer passar nos dias de hoje. Todas as catequese devem ser bem preparadas, mas estas de uma maneira muito especial. A Gena, falou-nos dos Gestos de Jesus, fazendo-nos experienciar naquele momento, como é importante sentirmos o contacto do outro, como Jesus fez muitas vazes.


Penso que pela presença numerosa que tivemos de catequistas, e pelos testemunhos que fomos ouvindo, que valeu a pena o esforço da equipa ter-se deslocado à Leiria, e do Secretariado em proporcionar esta formação e também, toda a partilha de experiências que estes encontros proporcionam. Com ela, também termina a apresentação de catecismos novos. Um muito obrigada a todos.

- Apresentação PPT sobre o 6º Catecismo
Maria José Costa

Sem comentários: