Serviço Diocesano da Catequese

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Encontro Diocesano de Catequistas


“Expressar a Fé na Catequese e na Vida”, foi o tema proposto à reflexão de cerca de trezentos Catequistas, da diocese de Leiria-Fátima, reunidos na tarde de sábado, 29 de setembro, no seu Encontro Anual de Abertura do Ano Catequético.

O tema, proposto pelo Serviço Diocesano de Catequese, insere-se no “Ano da Fé” proposto pelo Santo Padre, para a Igreja universal, e na Nota Pastoral do nosso Bispo, “O Tesouro da Fé, Dom para Todos”.

Guiou-nos nesta reflexão, o Dr. Juan Ambrósio, professor na Universidade Católica. Com base em diversos excertos da Carta do Papa, “ A Porta da Fé”, e em jeito de testemunho pessoal, levou-nos, em crescendo, à consciencialização de que a Fé não é uma simples crença. A Fé vive-se numa dinâmica existencial que implica cada momento, pensamento e ato da nossa vida. Viver em dinâmica de Fé introduz na vida de comunhão com Deus e molda toda a existência do crente que se abre à Sua graça.

Ter Fé implica conhecer e compreender os conteúdos, as verdades da fé para poder aderir, com a vida toda, numa relação pessoal e dinâmica, não apenas a essas verdades, mas ao Deus que nos é revelado por meio delas.

Assim, não basta, na catequese, ensinar conteúdos doutrinais. Não se apreende a Fé sem a experimentar na vida. É fundamental proporcionar aos catequizandos experiências de vivência da Fé. A Fé na vida; pois só se aprende fazendo, só se vive, vivendo. A Fé é herança recebida e a transmitir. Será pelo testemunho que catequistas, pais, educadores, transmitirão às crianças e jovens os critérios da formação da sua personalidade, de uma Fé que molde a vida e de uma vida moldada pela Fé.

A Fé é o entrelaçar do divino com o humano. Vive-se em comunidade mas tem de ser personalizada. Alimenta-se da Palavra e do exercício da comunhão com Deus e com os irmãos na vida quotidiana. Assim, a catequese educa para a vivência da Fé na vida pessoal e comunitária.

Mas a Fé enquanto ensino, proposta e testemunho, só marcará a vida, só fará viver, na medida em que fizer vibrar os afetos, gerar laços vitais, mobilizar a inteligência, interpelar a liberdade, der sabor à vida.

Grande tarefa tem a catequese, e toda a comunidade responsável pela mesma, de educar para a Fé na vida, e como estilo de vida!

Belmira de Sousa

2 comentários:

Elisa Duarte disse...

A Catequese é um processo permanente de educação da fé. A fé foi colocada por Deus no coração do homem. E neste Ano da Fé a reflexão impõe-me. Que anuncio? Quem anuncio? Como anuncio? A nossa tarefa como catequista é de cultivar este Dom, alimentá-lo e ajudá-lo a crescer primeiro no nosso coração para que se deixe transbordar esta experiência de vida cristã para os irmãos. Que este Ano nos una particularmente a todos, num só Espírito e numa só Fé.

Elisa Duarte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.