Serviço Diocesano da Catequese

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Família e Catequese


No passado dia 2 de Outubro, cerca de 3 centenas de catequistas da Diocese de Leiria-Fátima reuniram no Colégio da Cruz da Areia para o Encontro Diocesano de Catequistas, este ano para aprofundar o tema «Família e Catequese». O Encontro contou com a colaboração do Departamento de Pastoral Familiar da Diocese.

Após uma panorâmica inicial sobre a família actual, o Pe. José Augusto Rodrigues (resumo da apresentação AQUI) abordou ainda a questão da comunidade cristã como espaço privilegiado para a experiência da fé, e a dimensão profética da família como Igreja doméstica. Apontou ainda alguns aspectos práticos nos quais se pode potenciar a relação entre a família e a catequese: reuniões de pais, festa da catequese, campanhas, participação na Eucaristia, presença dos pais na catequese, espaços de convívio, catequese para pais, catequese familiar e intergeracional, etc.


Nos trabalhos de grupos que se seguiram, orientados por dez casais, em dez grupos, os catequistas tiveram a oportunidade de aprofundar temas como a oração em família, a família como espaço de crescimento da fé, momentos celebrativos, novas dinâmicas e propostas da catequese, e o olhar dos pais sobre o percurso de catequese dos filhos.

No plenário final, os grupos partilharam as conclusões (AQUI) da reflexão e algumas propostas de actividades para melhorar a relação entre família e catequese.

Sem comentários: