Serviço Diocesano da Catequese

sábado, 3 de abril de 2010

Rosto(s) da Igreja Diocesana


Nos dias 21, 22 e 23 de Maio, a Diocese de Leiria-Fátima vai viver um Grande Encontro Diocesano, a «Festa da Fé: Rosto(s) da Igreja Diocesana».
Decorrerá no centro da cidade de Leiria e, como o próprio nome indica, vai procurar revelar o rosto e os rostos da Diocese, na variedade das suas comunidades, movimentos, grupos e serviços, e da sua vitalidade.
Como afirma o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, «será a expressão da nossa Igreja viva e em comunhão. Queremos que seja uma verdadeira festa de comunhão na fé!» No culminar deste ano que nos convidava a «Ir ao coração da Igreja», este momento da Festa será a oportunidade para a Igreja Diocesana se conhecer a si mesma e se dar a conhecer.

Imagem da Padroeira na Sé
Os dias da Festa da Fé vão ser marcados pela presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima, da Capelinha das Aparições, que virá em peregrinação à cidade e à Sé. Após o Início Oficial da Festa da Fé, na sexta-feira, dia 21, pelas 20h30, a imagem será acolhida na Praça Paulo VI, pelas 21h30, seguindo-se a Procissão de Velas até à Sé. Aí irá permanecer até ao Domingo, dia 23, donde sairá de novo para a Praça Paulo VI, onde se celebra a Missa de encerramento, às 16h30. Segue depois em Procissão para a igreja de Santo Agostinho, onde se fará a sua despedida da cidade, momento que marca o final da Festa.

Actividades celebrativas, culturais e festivas
Ao longo dos dias da Festa da Fé haverá actividades para crianças e adolescentes, jovens, adultos e idosos. Com uma variedade de propostas, desde momentos de celebração e de oração, exposições e conferências, concertos e espectáculos, actividades de rua e barraquinhas. As tendas de exposição de todas as vigararias, dos serviços diocesanos, dos institutos religiosos e dos movimentos, trarão à cidade a variedade de rostos que compõem o rosto da Diocese, e vão possibilitar o conhecimento mútuo e a troca de experiências, envolvidos num ambiente de festa e de celebração. Por isso, na Carta Pastoral, o Sr. Bispo deixava já o seu «convite pessoal a todos para este grande encontro diocesano».

Sem comentários: