Serviço Diocesano da Catequese

sexta-feira, 9 de abril de 2010

A catequese dos adolescentes


O encontro que todos os anos reúne os secretariados diocesanos de catequese realizou-se, este ano, de 5 a 8 de Abril, no Funchal, tendo como tema «A catequese dos adolescentes». Para além do espaço de reflexão, proposto pelas diversas conferências, este tempo de encontro deu também a oportunidade de partilhar as preocupações, experiências e desafios que as dioceses vão encontrando no trabalho com esta fase etária.

O Doutor Alfredo Teixeira abriu a reflexão apresentando os traços identificadores essenciais dos adolescentes, realçando também as dimensões do processo de transmissão. Após a abordagem à experiência religiosa na adolescência, orientada pelo Pe. Manuel Queirós, o Pe. Paulo Malícia levantou alguns dos principais desafios da catequese dos adolescentes na realidade actual. Esta reflexão abriu os horizontes para os diversos trabalhos de grupos que abordaram questões como: «que estilo de catequese?», «que lugares e tempos para a catequese?», «que relação com os catecismos?», «que relação com a comunidade?», «que liturgia?», «que formação de catequistas?».


Num caminho onde as respostas não estão nunca acabadas, este encontro foi uma oportunidade para continuar a reflexão sobre um campo onde a catequese precisa de se reencontrar e reorientar sempre, para poder atingir o seu grande objectivo de levar cada adolescente a entrar na comunhão com Jesus Cristo e, no contínuo processo de conversão, ser seu verdadeiro discípulo. Várias propostas e perspectivas de trabalho foram sendo apresentadas para poderem continuar a ser trabalhadas e enriquecerem o campo da catequese dos adolescentes.

2 comentários:

Joana Veigas disse...

Estou a ver que estão a ser colocadas aí grandes questões sobre a catequese da adolescência.
Como disse a Cristina de Sá Carvalho, é preciso encontrar dinâmicas para a catequese. Nem sempre é fácil, mas nada é impossível. ;)

Resto de um bom Encontro da Catequese!

Maria José Costa disse...

Porque não publicam aqui as conclusões? Por vezes, quem vai aos encotros, não transmite na paróquia o que lá se tratou. Seria uma maneira de saber.Espero que tenha valido a pena pelo menos para quem lá esteve...