Serviço Diocesano da Catequese

quinta-feira, 11 de março de 2010

Catequistas em Retiro


De há anos a esta parte que o Serviço Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima, vem propondo e organizando um tempo quaresmal de Encontro, meditação e oração para os Catequistas da Diocese. Foi no último fim de semana, 6 e 7 de Março, que 26 catequistas, respondendo ao chamamento do Mestre, “subimos à Montanha”, decididos a “descer ao vale” da nossa própria interioridade para aí nos encontrarmos com o Senhor da Vida.

O tema do retiro não poderia ter sido mais adequado: “Ir ao Coração da Igreja”.

O mesmo que nos deu o nosso Bispo para aprofundar e viver ao longo do ano Pastoral. Até por que é nesta Igreja, “Mistério de amor, de comunhão e de salvação”, e em nome dela, que cada catequista cumpre a missão de catequizar. Daí a urgência de melhor a conhecermos para com ela e nela darmos testemunho d’Aquele que anunciamos.

E foi neste espírito, em clima de simplicidade sábia e de interioridade serena, que fomos sendo interpelados e conduzidos ao silêncio, à meditação á oração. Desafiados a entrar em nós mesmos, a sabermos escutar e a deixar-mo-nos surpreender por aquilo que Deus é capaz de fazer nas nossas vidas, se O deixarmos agir.

Um verdadeiro tempo de graça, um dom precioso, foi este retiro, por tudo o que nele tivemos oportunidade de receber, de partilhar, de viver.

“Foi pena não virem mais catequistas”; ouviu-se dizer. Rezamos por todos os que não puderam ou não se dispuseram a ir. E há quem tenha vindo de lá com muita vontade de não perder os próximos retiros e de levar mais catequistas. Que assim seja.

Ao Padre Pedro Miguel Viva, nosso orientador, quero em nome do grupo, de quem ouvi muitas expressões de admiração pela forma sábia e profunda com que nos guiou, exprimir a nossa gratidão e reconhecimento profundos. Bem Haja por tudo o que nos deu, essencialmente pelo que testemunhou.

Belmira de Sousa

1 comentário:

elisa duarte disse...

Todos nós sabemos o importante que é parar e reflectir, ao longo da vida.
Para nós, catequistas, como educadores da fé e como discípulos de Jesus, devemos parar e reflectir acerca da nossa Missão. Ajudou-me a encontrar-me comigo própria e com Deus para discernir o que é prioritário na nossa vida de fé e descobrir o que Jesus nos pede, no íntimo do nosso coração.gostei imenso e voltarei a repetir.Obrigado