Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Os 3 primeiros anos da catequese

24 de Outubro, formação para catequistas
9h00 – 13h00 no Seminário de Leiria
Levar catecismos para a formação

O Serviço Diocesano de Catequese propõe um tempo de formação dirigido de forma especial aos catequistas que acompanham os três primeiros anos da catequese. Será no Sábado, dia 24 de Outubro, das 9:00 às 13:00, na Aula Magna do Seminário Diocesano de Leiria. Virá orientar esta formação o Sr. D. Anacleto de Oliveira, Bispo auxiliar de Lisboa, que trabalhou na revisão dos novos catecismos.

No início da formação, o Departamento Diocesano das Vocações Cristãs apresentará uma proposta de actividade dirigida às crianças que se preparam para a Primeira Comunhão.


Com a recente publicação do catecismo do 3º ano, completou-se a proposta dos novos catecismos do Secretariado Nacional da Educação Cristã para a primeira etapa do itinerário de catequese de iniciação da infância e adolescência. Esta é a etapa do acolhimento por parte de toda a Comunidade Cristã, e visa a progressiva inserção na vida da fé da Igreja. Os três primeiros anos formam uma unidade que tem como grandes objectivos a adesão a Jesus Cristo, a inserção na vida litúrgica da Igreja, o desenvolvimento de atitudes de fé e ajudar as crianças a compreender o que significa ser discípulo de Jesus.

Ainda no início das actividades da catequese, esta é uma oportunidade de formação a não perder. A entrada é livre.

Sem comentários: