Serviço Diocesano da Catequese

terça-feira, 6 de outubro de 2009

A catequese no coração da Igreja

Cerca de duas centenas e meia de catequistas acolheram o convite do Serviço Diocesano de Catequese para marcar o início das actividades deste ano com o Encontro Diocesano de Catequistas. Este encontro decorreu no Colégio da Cruz da Areia, na manhã do passado Domingo, dia 4, Dia da Igreja Diocesana.

O Sr. D. António Marto orientou a oração que iniciou este dia de reflexão e partilha entre os catequistas da Diocese. O Sr. Bispo ofereceu uma meditação, a partir do texto do Pentecostes, dos Actos dos Apóstolos, salientando que a Igreja tem a sua origem não nos homens, mas em Deus que irrompe na histórias dos homens com a força do seu Espírito. O anúncio do Evangelho, que marca a acção dos catequistas, é fruto desta acção do Espírito.

Ainda com a presença do Sr. D. António, foi entregue à Teresa Brites uma pequena lembrança, como sinal de agradecimento pela sua acção no Serviço Diocesano de Catequese durante 37 anos.

Os trabalhos continuaram depois, orientados pela Irmã Ângela Coelho, da Aliança de Santa Maria. Estando o catequista inserido dentro do projecto da Igreja, sabendo-se chamado por Deus, na comunidade e pela comunidade, a Irmã Ângela salientou três aspectos que os catequistas devem ter presentes na sua vida e acção para a construção desta Igreja: a formação, a transparência e a coerência de vida. Estes elementos foram depois aprofundados na partilha entre os catequistas, nos trabalhos de grupos, sobretudo no sentido de encontrar os desafios e formas de acção concretas para a realidade da catequese em cada paróquia, de forma a ajudar as comunidades a «ir ao coração da Igreja»: só dessa forma a catequese está, de verdade, no coração da Igreja.

Sem comentários: