Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 16 de março de 2009

Retiro de catequistas


Nos dias 13, 14 e 15 de Março estiveram em retiro, no Centro Catequético, em Fátima, catequistas das dioceses de Leiria-Fátima e Santarém, orientado pela Ir. Helena Oliveira, Religiosa do Amor de Deus.



Foi um retiro de encontro pessoal com Aquele que nos Ama sempre.
Um retiro com tempo para o Encontro, com tempo de nos encontrarmos com Ele e deixarmos que Ele entrasse em nós.
Sereno, calmo, tranquilo, alegre, silencioso, bonito.
Com ajuda da Ir. Helena fomos aprendendo a ‘despirmo-nos’ e entrarmos dentro de nós, a vermos para além da aparência: as pessoas, as coisas do dia a dia e em tudo encontrarmos o Pai.
Juntos, Leiria e Santarém, fomos partilhando as nossas dificuldades, os nossos medos, as nossas experiências, a nossa vontade de sermos catequistas, de nos erguermos quando caímos e deixarmos dar-lhe a mão para sermos instrumentos da Sua escolha.
Ao fim da tarde de Sábado, catorze grupos prepararam “a via-sacra das nossas vidas”… caminhámos e em cada estação recordámos os momentos da passagem de Deus nas nossas vidas. Entre lágrimas, arrepios, sorrisos, cânticos, súplicas, acções
de graças, sentimos entre nós o sorriso de quem fez este caminho connosco, Jesus.
À noite, tempo para o terço, tempo para a reconciliação, tempo para Ele.
Na manhã seguinte, Domingo, a Irmã Helena convidou-nos a narrar uma história, uma história da Bíblia que nos tocasse mais, de que mais gostássemos. A entrarmos dentro dela, acreditarmos verdadeiramente nessa história, experimenta-la com um pedaço da nossa história, não esquecendo a história daqueles a quem é oferecida esta narração (os nossos catequizandos) e escrevê-la como se fossemos a personagem dessa história. Quem de nós não se sentiu tocado por Deus neste momento?
Dizia-nos a Irmã: para comunicar Deus é preciso que os anunciadores vivam com paixão o evento de Jesus nas suas vidas.
Foi com uma história também, contada pelo padre Zé Henrique durante a Eucaristia, que nos despedimos e partimos de coração cheio.
Duas dioceses transformaram-se num só grupo durante estes dias. Ficou o desejo de nos encontrarmos novamente.
Um grande obrigado à Irmã Helena por ter aceite ser a orientadora deste retiro e a todos que o prepararam.
Um abraço em Deus a todos os catequistas presentes neste retiro.

Sónia Cruz

Fotos AQUI.

Sem comentários: