Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A caminho da Páscoa com São Paulo

Campanha para a Quaresma 2009

O Sr. Bispo, na introdução da carta pastoral para este ano, Ir ao coração da Fé, formar para uma Fé adulta, faz referência aos dois grandes acontecimentos ao nível da Igreja universal que enriquecem o percurso pastoral deste ano: o Sínodo dos Bispos e o Ano Paulino. Após a proposta da campanha de Advento, centrada na Palavra de Deus, propomos que a caminhada Quaresmal acolha São Paulo como «mestre e guia» para que cada catequizando se possa «enamorar cada vez mais de Cristo e reavivar a fé».

Procurando dar a conhecer a vida e obra de São Paulo, de uma forma simples e acessível, cada semana dará a possibilidade de contactar um momento da vida do Apóstolo, os locais e acontecimentos que marcaram a sua vida, o legado de vida e entusiasmo que o fizeram ultrapassar todas as barreiras para anunciar Jesus Cristo morto e ressuscitado: Ele que é o coração da fé e, por isso, o coração do anúncio da catequese. Com Paulo fazemos o caminho do discípulo rumo à identificação com Cristo!

O contacto com a figura de São Paulo pode motivar ainda a participação no concurso «Nos passos das grandes figuras bíblicas» a decorrer a nível nacional.

Lançamos duas propostas distintas, embora ambas procurem ajudar a aprofundar o conhecimento de São Paulo. À medida que vão conhecendo a vida de São Paulo, a infância será convidada a completar algumas tarefas para as quais deverão ler alguns textos bíblicos. Os adolescentes são convidados a fazer um pequeno momento de lectio divina em casa, com textos das cartas de São Paulo, para aí irem descobrindo o caminho do discípulo de Jesus.

Todos os materiais estão disponíveis AQUI.

Sem comentários: