Serviço Diocesano da Catequese

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Vigararia dos Milagres em Encontro

Cerca de 80 os catequistas da vigararia dos Milagres encontraram na passada sexta-feira, dia 28 de Novembro, para o Encontro Vicarial de Catequistas. O tema, «Alcançado por Cristo – carta de Paulo ao Catequista», foi aprofundado pela Irmã Ângela de Fátima, da congregação da Aliança de Santa Maria.

Depois de conhecer São Paulo, os seus escritos e as suas viagens, os catequistas foram lançados na descoberta da finalidade da catequese e a identidade própria do catequista a partir de textos de Paulo. No plenário, a Irmã Ângela destacou a importância do catequista aprender com Paulo a viver a partir de Cristo para poder pôr as pessoas não apenas em contacto, mas em comunhão com Cristo em Igreja. Foram ainda salientadas algumas dimensões essenciais da identidade do catequista: conhece e ama pessoalmente Jesus Cristo (e encontra-se com Ele na Palavra, na Eucaristia, nos outros Sacramentos, no irmão...); o catequista vive em coerência com o Evangelho que proclama; é convidado a uma dedicação total à missão de catequizar; e fá-lo por amor aos catequizandos.

O entusiasmo e o testemunho de vida da Irmã Ângela ajudaram a aquecer a noite que terminou com um momento de oração e um convívio entre os catequistas.

Sem comentários: