Serviço Diocesano da Catequese

terça-feira, 7 de outubro de 2008

A Bíblia na Catequese e na Vida

Encontro Diocesano reuniu Catequistas à volta da Bíblia

Image Hosted by ImageShack.us
O ginásio do seminário ficou praticamente cheio com os cerca de 400 catequistas que aceitaram o convite para o Encontro Diocesano. Muitos de Bíblia na mão, porque o desafio para esta manhã de Domingo, dia da Igreja Diocesana, era o de começar o ano em sintonia com o sínodo sobre a Palavra de Deus, que iniciou precisamente nesse dia 5 de Outubro, dentro da dinâmica do Ano Paulino e na perspectiva do tema diocesano: Ir ao coração da Fé – Formar para uma Fé adulta.

Após um momento de oração, o Pe. Paulo Malícia, director do Secretariado da Catequese de Lisboa, introduziu o tema. Começou por aprofundar a importância da Palavra de Deus na catequese, referiu as várias formas de contacto com a Bíblia, e ajudou a compreender como ler um texto bíblico, fornecendo um esquema de leitura que passa pela pré-compreensão, a exegese do texto, a sua actualização existencial e o compromisso que lança para a vida. Salientou a necessidade de compreender a mensagem como uma boa notícia, quer para o catequista que anuncia a Palavra, quer para o catequizando que a acolhe.

Alguns aspectos práticos foram também referidos: a necessidade de habilitar as crianças e adolescentes para o contacto directo com a Bíblia, a importância de um «cantinho da Bíblia» nas salas de catequese, para que desde cedo os catequizandos se habituem a compreender que este é um livro diferente, o ler directamente com a Bíblia nas catequeses, a necessidade dos catequistas trabalharem os textos bíblicos em casa...

Passou-se depois a uma parte prática de aplicação daquilo que foi aprofundado. 30 grupos, espalhados pelo seminário, procuraram concretizar o esquema de leitura de um texto bíblico. Foi um momento de aprofundamento, de partilha e oração.

Depois da partilha de um pouco daquilo que foi a reflexão dos grupos, o Encontro terminou com o apelo a sermos apaixonados pela Palavra para sermos transmissores dessa mesma Palavra. A tarde foi preenchida com a Assembleia Diocesana.

Sem comentários: