Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Dia das Comunicações Sociais

Image Hosted by ImageShack.us
É extraordinária a influência dos meios de comunicação social na vida das pessoas e sociedades. Também na catequese, esta influência se faz notar e merece a nossa atenção. A mensagem do Santo Padre para este Dia Mundial das Comunicações Sociais oferece-nos uma reflexão sobre «os meios de comunicação social: na encruzilhada entre protagonismo e serviço. Procurar a Verdade para compartilhá-la».

É indispensável que as comunicações sociais defendam ciosamente a pessoa e respeitem plenamente a sua dignidade. São muitos a pensar que, neste âmbito, é actualmente necessária uma «infoética» tal como existe a bioética no campo da medicina e da pesquisa científica relacionada com a vida.

É preciso evitar que os media se tornem o megafone do materialismo económico e do relativismo ético, verdadeiras chagas do nosso tempo. Pelo contrário, eles podem e devem contribuir para dar a conhecer a verdade sobre o homem, defendendo-a face àqueles que tendem a negá-la ou a destruí-la. Pode mesmo afirmar-se que a busca e a apresentação da verdade sobre o homem constituem a vocação mais sublime da comunicação social.

Bento XVI

Sem comentários: