Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 3 de março de 2008

Encontrar Jesus, Luz do mundo

Encontrar alguém, quando se trata de um encontro verdadeiro, nunca nos deixa indiferentes... Quando damos espaço para o encontro, a nossa vida é desafiada pelo outro.

Jesus tem esta particularidade de não passar indiferente às pessoas que encontra. As suas atitudes, as suas palavras, a sua presença é sempre um desafio: uns aceitam, outros recusam. Como no texto do 4º Domingo da Quaresma (Jo 9), em que um cego de nascença deixa as suas trevas para confessar a sua fé em Jesus, mas tantos outros recusam deixar as trevas em que vivem para aceitar Jesus como luz do mundo.

Hoje, diante de Jesus, também cada um de nós é desafiado a deixar-se iluminar por esta Luz. Qual a nossa atitude? Com qual das personagens do Evangelho nos identificamos? Para deixarmos de lado a nossa «cegueira», provavelmente há coisas que devemos modificar... O quê?

Image Hosted by ImageShack.us

Jesus «sol nascente», é a Luz que nos ajuda a ver o caminho que vale a pena percorrer: como uma árvore estende os seus ramos para o sol, somos convidados a lançar-nos para Deus.

Sem comentários: