Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Disciplinas da primeira hora

Image Hosted by ImageShack.us
Na primeira hora, durante o primeiro semestre, pode optar-se entre uma de duas disciplinas: «Ler o Antigo Testamento hoje», com o Pe. Gonçalo Diniz; e «Igreja e Missão. Os leigos cristãos na Igreja e no mundo actual», com o Pe. Adelino Guarda. Fica a apresentação de cada uma delas:

Ler o Antigo Testamento hoje

O Antigo Testamento é a parte mais comprida da Bíblia cristã e é essencial para a nossa fé. No entanto, a sua leitura apresenta-nos muitas dificuldades e problemas que nos ultrapassam a nós mesmos e que nos põem em situações de embaraço nos nossos ministérios.

Faz sentido ler o Antigo Testamento na actualidade? Como lê-lo? Como perceber muitas das suas afirmações? Como orientar-se na variedade de livros e textos que nos apresenta?

Tentando responder a estas e a outras questões, veremos os fundamentos da leitura cristã da Bíblia e faremos uma introdução básica aos elementos principais do Antigo Testamento.

Igreja e Missão
Os leigos cristãos na Igreja e no mundo actual

O desafio de transmitir o Evangelho às novas gerações é permanente. O Concílio trouxe-nos maior consciência acerca da vocação cristã dos fiéis leigos: a santidade de vida e o zelo apostólico de muitos homens e mulheres são essenciais para a vida e missão da Igreja.

No entanto, muitos esquecem os compromissos do seu Baptismo e vivem na indiferença; outros, embora activos nas comunidades eclesiais, têm dificuldade em aceitar os ensinamentos da Igreja.

No meio disto tudo, qual é a vocação ou identidade dos fiéis cristãos leigos? Qual é a missão dos leigos na Igreja e no mundo? Que fazer para que eles não se remetam exclusivamente às tarefas e estruturas intra-eclesiais, em detrimento do espírito missionário?

Sempre a partir da fé, este curso procura respostas a estas e outras perguntas.

Sem comentários: