Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 12 de março de 2007

Peregrinação a Fátima

Image Hosted by ImageShack.us
Uma Peregrinação sob o Signo da Vocação, é o tema da mensagem do Sr. D. António Marto para a 76ª Peregrinação Diocesana a Fátima, a decorrer no próximo dia 25 de Março.

A Peregrinação inicia logo no dia 24 de Março com um programa especialmente dirigido para os jovens e para os escuteiros. No dia 25 os grupos provenientes das paróquias devem encontrar-se nos locais habituais (atenção que a vigararia dos Milagres é convidada a juntar-se no Centro Pastoral Paulo VI) para iniciarem uma caminhada em direcção ao Santuário. Esta caminhada substitui a tradicional Via-sacra e será um forte momento de interiorização, reflexão e louvor. Já no Santuário será rezado o Rosário às 10h00, ao que se seguirá a celebração da Eucaristia. Depois do almoço, feito nos parques habituais, haverá ainda lugar para uma festa, mensagem vocacional, apresentada pelos alunos do Colégio de São Miguel, e que terá inicio às 14h30.

Deixamos aqui a mensagem do nosso Bispo

Caros Diocesanos:

Escrevo-vos esta breve mensagem para vos convidar a participar na peregrinação anual da nossa Diocese ao Santuário de Fátima, à casa da Mãe e Padroeira, no próximo dia 25 de Março. Que sentido queremos dar este ano à nossa peregrinação?
Ela insere-se dentro dos objectivos da vivência da Quaresma e do Ano Pastoral, tais como os referi na mensagem quaresmal: “Os 40 dias da Quaresma, a caminho da Páscoa, são um tempo que Deus nos oferece como tempo privilegiado de graça, de verdade, de libertação para reencontrarmos o gosto de Deus, a alegria de viver, a frescura da nossa fé e do nosso amor... É um tempo propício para descobrir e aprofundar a graça, a beleza e a alegria da nossa vocação cristã na Igreja e no mundo.”
A peregrinação é pois um acontecimento espiritual, uma “grande viagem interior” no coração de todos e da Igreja Diocesana no seu conjunto, para renovar a vitalidade da fé e da vocação, juntamente com Maria, Mãe da Igreja.

Peregrinar à descoberta do sentido da Vocação!
É um momento forte na vida da nossa comunidade, que se inspira no tema da “vocação” cristã. Na peregrinação fazemos a experiência de que há algo que ainda não alcançamos e para o qual caminhamos. No caminhar em oração e recolhimento torna-se clara – e interiorizamos - a meta da nossa vida: “a vocação à qual Deus, lá do alto, nos chama em Jesus Cristo” (Fil. 3,14).
E é tonificante para nós termos sempre diante dos nossos olhos esta meta – vocação em todo o nosso agir. Este é um dos apelos da Mensagem de Nossa Senhora em Fátima.
A Nossa Senhora, no dia da Peregrinação, queremos confiar todas as gerações: as crianças, os adolescentes, os jovens e adultos, os que sofrem, todas as vocações que estão a germinar, todos os corações nos quais o Senhor fala silenciosamente chamando ao dom de Si para o serviço de Deus e aos irmãos.
Queremos pedir a Deus, por intercessão de Maria, o dom de novas vocações de especial consagração, sobretudo ao sacerdócio ministerial. E que, no termo da peregrinação, todos nós sejamos mais capazes de corresponder à vocação própria de cada um, vivendo-a com mais profundidade, alegria e beleza.
Eis, pois, irmãos e irmãs, ponhamo-nos a caminho como peregrinos!
A Igreja Diocesana de Leiria-Fátima e o seu Bispo contam convosco no dia 25! A quantos não podem participar fisicamente convido-os a acompanharem a peregrinação com as suas intenções e a sua oração.

Um abraço fraterno do vosso Bispo,
† António Marto

1 comentário:

David Nogueira disse...

Na aldeia de jamba Kalunga estivemos unidos à diocese de Leiria-Fátima pois a peregrinação diocesana foi lembrada e explicada. Obrigado pela transcrição da carta do nosso bispo.

P. David