Serviço Diocesano da Catequese

terça-feira, 13 de março de 2007

O canto na catequese

Image Hosted by ImageShack.us
O canto é a expressão de um sentimento, é um meio de fazer penetrar verdades no coração e na sensibilidade das crianças. Por isso é tão importante em catequese!

Para além dos cd’s e cassetes disponíveis para cada um dos anos de catequese, outros subsídios podem ser utilizados. Deixamos aqui a ligação a um cancioneiro on-line, o VITAMINA C, um serviço do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da diocese de Leiria-Fátima que se destina à divulgação e aprendizagem da canção jovem religiosa.

O canto influi tanto mais na alma quanto maior for o grupo que o executa. O peso do conjunto influi sobre cada um.
Cantar é alegrar: catequese onde não se canta é uma catequese a que falta algo; no entanto, a catequese não é uma aula de canto.

Que cânticos se hão-de escolher?
Cânticos religiosos, não só quanto à letra como ainda quanto ao ritmo melódico. Quando se canta, é sobretudo a melodia que exerce influência; há mesmo melodias sem palavras.

Quanto à letra:
Deve vir a propósito do sentimento expresso na catequese. Nunca se deve cantar para abafar barulho, entreter ou acalmar a criança. Se for necessário obter este resultado, é preferível escolher, para esse efeito, cânticos profanos.
Procure-se, quanto possível, que não tenha palavras difíceis (o vocabulário da criança é reduzido).
Deve ser, de preferência, inspirado na Bíblia ou na Liturgia.
Não deve exprimir sentimentos que a criança, pela sua idade, não possa viver.

Quanto à melodia:
Também esta deve ser simples e adequada à mensagem que exprime.

Como se há-de apresentar o cântico:
Como uma bela maneira de dizer a Deus o que temos no coração.
Ensaia-se: não é ainda uma oração, é uma preparação... Deve-se explicar bem as palavras e fazê-las repetir, assim como ensinar gradualmente a melodia com as repetições necessárias.
Fazer do cântico uma oração - expressão de amor, de unidade, de adesão a uma Mensagem.


1 comentário:

PA disse...

Se precisarem de cânticos que não estão no Vitamina C Online, deixem lá o v/ comentário que o SDPJ vai fazer os possíveis por arranjá-los