Serviço Diocesano da Catequese

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Campanha do Mês de Maio do Santuário

«Peregrinação do coração: a alegria de ser santo» é a campanha que convida as crianças a rezar com o Santuário de Fátima no mês de Maria. Um itinerário interior em cinco etapas adaptado ao contexto das contingências resultantes da atual pandemia por Covid-19, que impedem as crianças e suas famílias de saírem de casa e impossibilitando-as de fazer uma peregrinação física até ao Santuário de Fátima

A proposta «Peregrinação do coração» tem como objetivo sublinhar que a primeira e mais importante das peregrinações é possível de realizar mesmo a partir de casa, pois acontece na “abertura e transformação do coração em Deus”.

Indo ao encontro da celebração do centenário da primeira imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e do centenário da morte de Santa Jacinta Marto – duas efemérides que o Santuário comemora em 2020, o itinerário é proposto através de uma banda desenhada a ser completada pelas crianças, disponível em suporte digital para ser descarregada e impressa. Para complementar, semanalmente será lançado um vídeo na página do Santuário de Fátima.

Para saber mais sobre a «Peregrinação do Coração», fica o convite a passar pela página do Santuário. AQUI encontra-se toda a informação, assim como os materiais para descarregar.

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Oração do Terço no Mês de Maio de 2020

O mês de maio é um mês que a Igreja dedica de uma forma particular a Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe. Este ano de 2020, vivemos este mês marcados pelo confinamento e isolamento social. Não podendo estar fisicamente juntos para celebrar e rezar em grupo ou nas paróquias, acolhemos o desafio do Papa Francisco que, numa carta dirigida a todos os fiéis para este mês de maio de 2020, convida a valorizar o papel da família também do ponto de vista espiritual, e a “descobrir a beleza de rezar o Terço em casa no mês de maio. Podeis fazê-lo juntos ou individualmente: decidi vós de acordo com as situações, valorizando ambas as possibilidades. Seja como for, há um segredo para bem o fazer: a simplicidade.”

O Papa diz depois que é fácil encontrar bons esquemas para a recitação desta oração. E é nesse sentido que os Secretariados da Catequese da Zona Centro (Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Santarém e Setúbal) fazem esta proposta especialmente dirigida às famílias com crianças e adolescentes da catequese: para cada dia deste mês de maio, um esquema simples para a oração do Terço em casa.

O Papa termina a sua Carta com a proposta de duas orações que ele próprio vai rezar, e dizendo-nos que “a contemplação do rosto de Cristo, juntamente com o coração de Maria, nossa Mãe, tornar-nos-á ainda mais unidos como família espiritual e ajudar-nos-á a superar esta prova. Eu rezarei por vós, especialmente pelos que mais sofrem, e vós, por favor, rezai por mim. Agradeço-vos e de coração vos abençoo.”

Os esquemas para cada um dos dias vão ser progressivamente disponibilizados AQUI.

- Introdução orações para rezar o Terço

- 1 de maio, sexta-feira
- 2 de maio, sábado

- 3 de maio, domingo
- 4 de maio, segunda-feira
- 5 de maio, terça-feira
- 6 de maio, quarta-feira
- 7 de maio, quinta-feira
- 8 de maio, sexta-feira
- 9 de maio, sábado

- 10 de maio, domingo
- 11 de maio, segunda-feira
- 12 de maio, terça-feira
- 13 de maio, quarta-feira
- 14 de maio, quinta-feira
- 15 de maio, sexta-feira
- 16 de maio, sábado

- 17 de maio, domingo
- 18 de maio, segunda-feira
- 19 de maio, terça-feira
- 20 de maio, quarta-feira
- 21 de maio, quinta-feira
- 22 de maio, sexta-feira
- 23 de maio, sábado

- 24 de maio, domingo
- 25 de maio, segunda-feira
- 26 de maio, terça-feira
- 27 de maio, quarta-feira
- 28 de maio, quinta-feira
- 29 de maio, sexta-feira
- 30 de maio, sábado

- 31 de maio, domingo

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Tribulação, Gratidão, Coragem e Louvor

De 26 de abril a 3 de maio, decorre a 57ª Semana de Oração pelas Vocações. Marcada pelas contingências da pandemia, traz sobretudo o apelo à oração individual e em família.

O tema desta semana, este ano, centra-se em quatro palavras-chave: tribulação, gratidão, coragem e louvor. Estas palavras são aprofundadas na Mensagem do Papa Francisco para o Dia de Oração pelas Vocações, que se inspira no texto bíblico da tempestade acalmada, em Mt 14,22-33.

A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios disponibiliza vários materiais que podem ser descarregados AQUI. O Serviço de Animação Vocacional selecionou um pasta de materiais para esta Semana que disponibiliza AQUI.

Oração pelas vocações

Vem, Senhor Jesus,
verdadeiro Filho de Deus,
bom e belo Pastor,
caminha hoje sobre as águas
que agitam o nosso mundo atribulado.
Abre os nossos ouvidos
e o nosso coração
à Tua voz que acalma, chama e envia.
Dá firmeza ao nosso caminhar,
infunde em nós a Tua coragem,
ensina-nos a reconhecer em cada dificuldade,
em cada momento de dor ou de incerteza,
a Tua presença que dissipa todo o medo.
Sobe para a barca da nossa vida
para seres o dono do leme,
pois seguros navegamos
sempre que estás no meio de nós.
Aceita a nossa gratidão e o nosso louvor,
Senhor Jesus, verdadeiro Filho de Deus,
Bom e belo Pastor. Ámen!

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Via Lucis: família e adolescentes

Depois de divulgarmos a proposta de uma Via Lucis com os mais novos, segue uma nova proposta para viver em casa.

Preparada a pensar nos jovens e adolescentes, para fazer de Bíblia na mão, seguindo os textos dos Evangelho e dos Atos dos Apóstolos, com os marcadores de porta para ajudar na caminhada.

Para completar com os textos de meditação e oração, está também disponível um Guia.

O guia pode ser descarregado em formato editável (AQUI) ou em PDF (AQUI).
Os 15 marcadores de porta estão disponíveis AQUI.

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Tele-encontros e catequese em casa


Neste tempo de isolamento social, as famílias são convidadas a redescobrir o seu papel fundamental de ser «Igreja Doméstica», também no âmbito da educação e transmissão da fé das crianças e adolescentes.

Para colaborar com o muito e bom trabalho que se tem feito na continuação da missão da catequese nas famílias e nas paróquias, o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), em comunhão com o Sector da Catequese de Lisboa e a Agência Ecclesia, apresenta, em novas modalidades, a iniciativa «Catequese em nossa casa», dirigida aos adolescentes, bem como uma experiência de tele-encontros de catequese dirigida às crianças e famílias.

Sem pretender substituir o trabalho de contacto pessoal dos catequistas com os catequizandos e suas famílias, essas propostas pretendem ser um contributo ao trabalho que se tem feito, nestes tempos de perplexidade, a nível paroquial e diocesano.

Catequese da Adolescência
Semanalmente, serão emitidos programas televisivos Ecclesia (Fé dos Homens) com os encontros de catequese da Etapa 5 – Denver 1993, do projeto “Say Yes”.

Serão transmitidos na RTP2, às quarta-feira, com início às 15h10, e a duração de 20 minutos. Posteriormente cada programa fica disponível no canal youtube da Agência Ecclesia e no EDUCRIS. Os programas têm início na quarta-feira, dia 22, e estendem-se até ao dia 10 de junho.

Para facilitar o acesso ao material, tanto o Diário de Bordo, como o Diário de Bordo Catequistas, relativos à Etapa 5 estão disponíveis em formato PDF. Este e o restante material de suporte à Etapa pode ser encontrado AQUI.

Catequese da Infância | #catequesemcasa
Serão disponibilizados vídeos com as catequeses do 3º Bloco de cada um dos catecismos da infância, do 1º ao 6º ano, em diferentes dias da semana, com início a 20 de abril.

2ª feira – 1º catecismo
3ª feira – 2º catecismo
4ª feira – 3º catecismo
5ª feira – 4º catecismo
6ª feira – 5º catecismo
Sábado – 6º catecismo

As catequeses são dirigidas às crianças que as poderão acompanhar juntamente com a família. Aconselha-se que tenham o catecismo consigo.

Serão transmitidas no canal youtube do EDUCRIS, às 18h30, com a duração de aproximadamente 20 minutos. Posteriormente ficarão também disponíveis para serem visualizadas no mesmo canal.

terça-feira, 14 de abril de 2020

Uma Via Lucis para fazer em casa com os mais novos

Continuamos sem sair de casa... Por isso, continuamos também a procurar formas de podermos celebrar este tempo da Páscoa em família.

Eis uma nova sugestão para as famílias com crianças: uma Via Lucis, um "Caminho de Luz" para celebrar a Ressurreição de Jesus.

Voltamos aos marcadores de porta: para recortar, pintar, pendurar em 14 portas lá de casa, e fazer um caminho de encontro com Jesus Ressuscitado.

Os materiais estão disponíveis para descarregar AQUI prontos a usar ou em formato editável para quem quiser alterar alguma coisa. A todos, uma Santa Páscoa!

- Via Lucis com crianças (PDF)
- Via Lucis com crianças (Word)

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Escola Diocesana Razões da Esperança suspende aulas


Seguindo as indicações das autoridades de saúde, as aulas da Escola Diocesana Razões da Esperança ficam suspendidas até nova indicação.

Bem sabemos que todos temos que assumir o nosso papel de responsabilidade social e de cuidado com a vida e saúde uns dos outros, sobretudo dos mais vulneráveis, pelo que esta medida se torna necessária.

Votos de uma Santa Páscoa, vivida este ano de forma singular!

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Campanha para o Tempo Pascal

"Quem és Tu, Senhor?"

Para continuar a procurar e a encontrar a resposta a esta questão em família, ao longo do Tempo Pascal, o SDC propõe que se prolongue a dinâmica de uma "catequese familiar" ao ritmo da liturgia que se viveu no tempo da Quaresma.

De uma forma simples, em cada semana um excerto do texto do Evangelho dominical, algumas questões para ajudar a dialogar e meditar em família, oração, e algumas atividades a pensar nos mais novos.

Estão já preparados os materiais para os domingos deste mês de abril, que podem ser descarregados em formato editável ou em PDF, para poderem ser livremente utilizados e adaptados. Todos os materiais vão sendo disponibilizados nesta PASTA.

Campanha para o Tempo Pascal em Família:
- 12 abril | Domingo de Páscoa: disponível em [Word] e [PDF]
- 19 abril | 2º Domingo de Páscoa: disponível em [Word] e [PDF]
- 26 abril | 3º Domingo de Páscoa: disponível em [Word] e [PDF]
- 03 maio | 4º Domingo da Páscoa: disponível em [Word] e [PDF]
- 10 maio | 5º Domingo da Páscoa: disponível em [Word] e [PDF]
- 17 maio | 6º Domingo da Páscoa: disponível em [Word] e [PDF]
- 24 maio | 7º Domingo da Páscoa | Ascensão: disponível em [Word] e [PDF]
- 31 maio | Solenidade do Pentecostes: disponível em [Word] e [PDF]

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Celebrar a Semana Santa em Família

As breves celebrações para esta Semana Santa, na qual "cada família a celebrar a Semana Santa no seu lar, envolvendo todos o mais possível: as crianças, os adolescentes, os jovens e os adultos", preparadas pelo Departamento da Pastoral Litúrgica, no seguimento da Nota Pastoral, do Sr. Bispo, foram já disponibilizadas na página da Diocese de Leiria-Fátima.

Cada uma das celebrações foi separada num documento para facilitar a sua distribuição e vivência nas famílias:
- Quinta-feira Santa
- Sexta-feira Santa
- Sábado Santo - celebração da reconciliação
- Sábado Santo - vigília
- Domingo de Páscoa

Todas as propostas em formato Word e PDF: AQUI

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Domingo de Ramos: enfeitar um crucifixo com verdura

Ao aproximar-se a Semana Santa, neste contexto tão diferente, o nosso Bispo escreveu uma nota pastoral para nos ajudar a todos na "Celebração da Páscoa na família e nas paróquias em tempo de pandemia", deixando alguns desafios muitos concretos que podem marcar esta Semana tão especial que está para começar.

São muitas as proposta de celebração, os sinais e gestos que nos propõe a todos, mas muito especialmente às famílias. Para já, ficam apenas duas notas importantes para o Domingo de Ramos:

1- Participar na celebração transmitidas pela televisão, rádio ou redes sociais; o nosso Bispo celebra às 11h, e transmite pelo site do Santuário de Fátima, ou no Canal da Canção Nova.;

2- Preparar um ramo e enfeitar o crucifixo com verduras, envolvendo a família, e sobretudo os mais novos, nesta tarefa, e colocá-lo à porta de casa.

A nota pastoral pode ser lida AQUI.