Serviço Diocesano da Catequese

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

«Tubo de Ensaio» - Música e Liturgia

A música é encarada pela pastoral juvenil como um meio de animação de fé muito forte, como um combustível sem fim d’Aquele que nos faz arder o coração. Mas quantas vezes conseguimos aproveitar o verdadeiro significado da música na liturgia? Que valor damos a este serviço numa celebração de fé ou em qualquer outro momento de oração?

As dúvidas surgem sempre que temos de preparar uma celebração com jovens e deixamos que tudo se decida apenas com base na experiência fazendo com que, na maioria das vezes, as celebrações pareçam concertos em que a assembleia não participa ou num momento em que a “malta do coro” se diverte mas não vive a Eucaristia a que é chamado a servir.

É no sentido de dar valor e sentido à animação musical que o SDPJ sentiu a necessidade de propor esta formação sobre a ligação da música com a liturgia em contexto juvenil na nossa Diocese. A animação Eucarística ganha nova força quando nos deixamos animar pelo verdadeiro Animador da nossa Fé.

Tubo de Ensaio - Formação sobre música, liturgia e pastoral juvenil é um conjunto de três sessões de formação para cantores, instrumentistas, responsáveis por grupos corais, grupos contratados para cantar em celebrações festivas e para qualquer curioso ou interessado por este tema. Serão abordadas várias questões e preocupações com que muitas vezes nos confrontamos quando temos de preparar uma celebração: “onde se senta o coro?”, “temos de arranjar alguém para cantar o salmo!”, “quando é que devo acabar o cântico da comunhão?”, “como é que eu escolho os cânticos para cada momento?”. E claro, também haverá tempo para ensaiar e, quem sabe, aprender cânticos novos!

A iniciativa desta proposta é do Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil e do Departamento de Liturgia e as inscrições já estão abertas!

A inscrição é feita individualmente através deste link e tem um custo de 5€.

Sem comentários: